menu

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Parabens ADT - 51 Anos

No dia em que assinalamos oficialmente mais um aniversário, neste caso o 51º, da Associação Desportiva de Travassô, cumpre-nos também fazer um balanço daquilo que foi estar um ano à frente dos destinos desta instituição, visto que ambas as datas são coincidentes.

Há um ano atrás sopramos as velas das bodas de Ouro da ADT, e na altura uma série de desafios foram lançados, nomeadamente foram elaboradas algumas metas que esta Direção tinha como pontos de honra, a saber: continuar a recuperação financeira do Clube, celebrar de forma digna as Bodas de Ouro, reaproximar a coletividade dos sócios e dos seus amigos, recuperar a credibilidade perante os fornecedores e acima de tudo manter em atividade os atletas e os jovens que assim o desejassem. Diria que conseguimos alcançar grande parte senão todos mesmo, sabendo que durante toda esta caminhada poderíamos ter dado passos diferentes, neste processo todo houve certamente falhas, falhas nossas, que queremos evitar neste mandato. Ainda assim, quando estes 5 jovens decidem tomar conta desta agremiação, quase todos sem experiência no Associativismo, penso que o saldo é claramente favorável. Conseguimos pagar as dívidas remanescentes, aumentamos o número de atletas nos nossos escalões, criamos 2 novas modalidades, gerindo tudo isto com o intuito de fazer crescer o Clube de forma sustentada, sem passar pelos calafrios do passado.
Na verdade, desengane-se quem pensa que isto ocupa apenas o fim-de-semana, é muito mais do que isso, o resultado visível dos fins-de-semana faz-nos perder imenso tempo durante a semana, com constantes telefonemas, com muitas horas na sala de reuniões, com claro prejuízo das nossas famílias e das nossas horas de lazer. Por outro lado vivem-se sensações que o dinheiro não paga, como ficar insensível à alegria de um menino que faz um golo, ou há alegria de um guarda-redes que faz uma defesa, como ficar indiferente a um pódio dos atletas do BTT ou do Trail, que dizer da Gala dos 50 anos, momento de exaltação e de fervor clubístico que juntou naquele pavilhão cerca de 250 pessoas, algumas delas que já não entravam nesta instituição há mais de 20 anos. Que dizer da organização do 2º Trail ADT, que juntou este ano mais de 600 participantes, numa ocasião em que para nós tudo eram dúvidas, mas que redundou em mais um sinal claro de afirmação e de credibilidade perante quem nos visitou.

Depois, participamos em todas as atividades para as quais fomos solicitados, estivemos na Queima do Judas, estivemos na Festa das Sopas, estivemos nas comemorações dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira, demonstrando sempre disponibilidade e abertura para colaborar com as outras coletividades, tendo terminado a época com a realização de mais um Inter-Ruas. Ainda temos um longo caminho a percorrer, pensamos estar no trilho certo, mas sabemos de antemão que não vai ser fácil, precisamos e queremos a colaboração de todos os que nos quiserem ajudar, é preciso gente nova com ideias distintas de forma a que a combinação de tudo isto torne a ADT mais forte.



Um muito obrigado aos patrocinadores, aos nossos parceiros, aos pais dos atletas, aos nossos diretores e treinadores, aos nossos atletas, aos amigos, simpatizantes e sócios do Travassô que nos dão o prazer da vossa presença nas nossas instalações. Por fim um lamento ou mágoa como lhe quiserem chamar, numa altura em que esta conjuntura nos parecia favorável e pensávamos ter recolhido a simpatia e a preferência dos nossos sócios, fomos a eleições com apenas uma única Lista, a sufrágio e verificamos apenas a presença de 16 elementos votantes, sendo que não conseguimos ser unanimes. Esta situação exigiu-nos uma reflexão e uma avaliação, e verificamos que ainda há muito a fazer, primeiro porque nos 16 votantes não conseguimos ser consensuais, pois houve um voto em branco, sinal de que algo vai mal e depois porque precisamos de devolver o Clube aos sócios e é nestas alturas de eleições ou das Assembleias que a sua presença deve ser sentida e notada!