menu

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Fim de Ciclo

     Foi em Junho de 2015, e numa altura em que se caminhava para mais um impasse na sucessão directiva do Clube, que incutidos de um espírito de missão, mas com muitas reticências, decidimos aceitar o repto lançado pelos elementos da Comissão Administrativa e pegamos no comando da ADT.      Um início complicado, como são todos, a conhecer os cantos à casa, decididos e determinados em tentar mudar o rumo de algumas situações, que tinham beliscado o bom nome desta nossa “paixão”. Como referido, e convém frisar novamente um especial obrigado a Comissão Administrativa que nos antecedeu que resolveu grande parte dos problemas do passado deixando para o nosso legado apenas um dívida do tempo da anterior Direcção como é do conhecimento público. 

     Relativamente a estes 2 anos de mandato, começar por aquilo que nos parece mais relevante, a nossa Associação… Uma Associação que festejou os seus 50 anos, de forma digna, de cabeça bem levantada, com a presença de muita gente que fez história e faz parte da história deste grande clube. E como em todos as instituições, estas são o reflexo dos seus timoneiros pelo que seguindo o exemplo dos seus fundadores tentamos dignificar e corresponder ao desafio que nos foi lançado. Tentamos devolver ao clube, aquilo que lhe tinha sido amputado que era o seu bom nome, e neste momento somos uma instituição respeitada e cumpridora das suas obrigações. 
     Posto isto, referir que nestes 2 anos muito trabalho e muitas horas foram despendidas de forma a tentar arrumar a “casa”, e nesse sentido destacaria a criação de uma base de dados dos “sócios”, um programa de facturação interno, a remodelação de toda a indumentária de jogo dos nossos atletas, a celebração da Gala dos 50 Anos, a realização do Trail, a participação no Foral, a participação na festa das Sopas, a participação na Queima do Judas, a realização do Inter-Ruas, a realização da Gala em 2017, a criação da equipa de BTT e de Trail, a criação de mais um escalão no futsal aumentado para 5, ou seja todo um universo que foi crescendo neste mandato e que nos obrigou a um esforço redobrado para consolidar a sustentabilidade do Clube. Tudo a isto aliado, ainda a manutenção e renovação das infraestruturas das quais destacaria sem duvida a substituição da Iluminação que nos vai permitir num futuro próximo uma poupança avultada na conta da luz, a substituição de toda a canalização interna do Clube que foi uma das necessidades mais prementes que encontramos, a pintura exterior do pavilhão, a substituição de grande parte dos sanitários (ainda falta alguns mas já temos a louça), a renovação da caldeira, toda ela feita de raiz, foram ainda substituídos vários vidros e inclusive o enorme espelho da sala de ginásio. Algum material que é essencial também acusou o desgaste de vários anos, o que nos obrigou a adquirir novos equipamentos, tais como, frigorífico, máquina de secar, televisão, entre outros. 
     Numa perspectiva de carater mais social, mas não menos importante a recepção aos peregrinos vindos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez que mais uma vez nos visitaram, a cooperação com as instituições de Travassô, nomeadamente com o Jardim Social, a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, os Escuteiros, o Patronato Nossa Senhora das Dores e a Junta de Freguesia numa perfeita simbiose de sinergias. Com tudo isto, ressalvaria ainda assim como nota de maior destaque desta Direcção, a alteração dos Estatutos da ADT, um assunto deveras falado em varias Direcções (ainda eram os da fundação), e que este grupo juntamente com algumas pessoas que se quiseram juntar conseguiu finalmente a sua mudança que será sem dúvida no futuro, quanto a nós, uma importante mais-valia na gerência do Clube. De referir também a aprovação em Assembleia do novo Regulamento Interno. Assim e ainda que de forma bem resumida fica o relato daquilo que foram 2 anos duros, com muitas privações em prol da população e da comunidade, para que possam ter a oportunidade de praticar desporto. Por último, mas talvez o mais importante as “PESSOAS”, os Pais, os Directores, os Patrocinadores, os Amigos, os Simpatizantes, e a razão de toda esta envolvência os ATLETAS.

     Tentamos e penso que terá sido essa a nossa grande conquista, uma relação de proximidade com todos estes agentes, estando sempre todas as 3ª e 5ª feira, para falar dialogar e resolver as questões pendentes, escutando os problemas e chamando as pessoas pelo nome. Como causa de tudo isto criam-se laços de amizade que jamais o tempo apagará, mas cujo desgaste pessoal é inevitável, ficando a perder claramente quem está mais próximo de nós neste caso a Família. Fica a sensação do dever cumprido, a consciência de que fizemos o nosso melhor, e a certeza de que quem vier encontrará a “casa” mais organizada e mais apetrechada. Uma palavra final para os companheiros desta aventura, passando pelos Órgãos Sociais e terminando na Direcção, um obrigado sincero por tudo aquilo que ajudaram a construir e sobretudo por terem colocado de forma gratuita todo o vosso conhecimento e empenho em prol do Clube. Aos colegas de Direcção, foi um prazer trabalhar convosco, há elos que permanecerão muito para além do Clube. A certeza de que saímos muito mais enriquecidos e valorizados depois desta experiência, sabendo no entanto que ainda há muito trabalho para fazer. É A, É D, É ADT